A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.29937

Palavras-chave:

Crenças, Práticas de leitura, Secretariado Executivo

Resumo

O tema deste estudo foi as crenças e as práticas de leitura acadêmica, a vista disso investigou-se: qual a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em investigar a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica desses alunos. O estudo partiu de um levantamento teórico sobre crenças e práticas de leitura, possui uma abordagem qualitativa com natureza descritiva. Realizou-se entrevista semiestruturada com três discentes da turma de 2018 do curso de Secretariado Executivo pelo Google Meet. Observou-se que os entrevistados acreditavam que foram incentivados a ler durante a graduação pelos professores, porém havia outros fatores os quais frustravam e desmotivavam os acadêmicos que não conseguiam compreender a leitura, como excesso de formalidade, jargões, linguagem rebuscada, leitura densa, bem como a falta de tempo. Concluiu-se, ainda, que as práticas de leitura acadêmica são predominantemente influenciadas pelas crenças.

Biografia do Autor

Maria Madalena Bispo dos Santos , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Assistente Administrativo I (terceirizada locada na Central de Estágios – UFS).

Igor Gadioli Cavalcante , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É mestre em Linguística Aplicada (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e licenciado em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Participou de intercâmbio universitário na University of Manitoba (2007) e atua no Grupo de Pesquisa "Letramentos em inglês: língua, literatura e cultura" (DLES/UFS), tendo experiência em pesquisas na área de ensino/aprendizagem de língua adicional com viés etnográfico. Atuou como professor de Inglês e orientador pedagógico no Yázigi João Pessoa, entre 2003 e 2010.Desenvolve um projeto de extensão de Escrita Criativa com graduandos na Universidade Federal de Sergipe, através do qual está organizando uma coletânea de narrativas valendo-se de entrevistas de cunho etnográfico. É professor Assistente nível I de Inglês e Português do Departamento de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão/Aracaju. Suas áreas de interesse são: Escrita Criativa, pesquisa etnográfica, ensino de língua materna, ensíno de língua inglesa e formação de professores de línguas.

Silvia Regina Paverchi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é pesquisadora dos grupos de estudo certificados pelo CNPq: GEPISEC e Grupo de Pesquisa em Práticas Secretariais. Doutora pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM/USP)- área: comunicação e cultura - tema: refugiados, fluxos migratórios na América Latina, genocídio armênio, diáspora armênia no Brasil e Argentina. Bolsista do Genocide and Human Rights University Program pelo Zoryan Institute (Agosto/2012 - Toronto, Canadá). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP - tema: cultura brasileira - literatura e adaptação no cinema. Graduada em Secretário Executivo Bilíngue/ PUCSP. Docente convidada para cursos de Extensão da FFLCH/ USP sobre:1. Cáucaso e Armênia atual, 2. Cinema e Migrações. Professora Leitora de Português, literatura e cultura brasileira no pós-graduação da Universidade Estatal e na graduação da Universidade Estatal Linguística (After V. Brusov), Ierevan (Armênia) -Programa Leitorado CAPES e Ministério das Relações Exteriores do Brasil 2009/2010. Experiência técnico administrativa na área de Relações Internacionais para intercâmbios internacionais de mobilidade estudantil e docente e organização de eventos científicos. Ministrou aulas nos cursos superiores de Letras, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, em curso livre de Cinema e Vídeo e projetos de extensão. Tem publicações nas áreas de Português brasileiro, secretariado executivo, literatura, cultura, cinema e migrações.

Referências

AGUIAR, M. D. A. A leitura em sala de aula e as crenças de professores e alunos sobre tal competência. Revista de letras, v. 7, n. 1, 2014. Não paginado. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/4744. Acesso em: 04 out. 2021.

AZEVEDO, G. X.; LEMOS, C. T. Sistemas de crenças: uma conceituação. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 43, n. 2, p. 237 –255, 2018b. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp. Acesso em: 27 set. 2021.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas: UCPel, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15586/9773. Acesso em: 27 set. 2021.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/qfzDkyppVRGDMQWCGm6K9SQ/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de secretário, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 out. 1985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7377-30-setembro-1985-356167-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 01 set. 2021.

CANTALICE, L. M; OLIVEIRA, K. L. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 227-234, jul/dez 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200004.Acesso em: 17 set. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

GUERRA, E. L. A. Manual pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo anima educação, 2014. 47 p.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9º ed. São Paulo: Pontes, 2002. 102 p.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. 215 p.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.

NASCIMENTO, N. M.; OLIVEIRA, F. E.; OLIVEIRA, M. N.; crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas: um panorama das dissertações produzidas no brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71- 83, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23691/1522. Acesso em: 06 out. 2021.

NEVES, G. A. Crenças socioculturais de alunos e suas influências no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 2004. Não paginado. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/055_neves.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

PINKER, S. Guia de Escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância. São Paulo: Contexto, 2016. 256 p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, 276 p. E-book. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf Acesso em: 09 ago. 2021.

SANTOS, S. J. B. A importância da leitura no ensino superior. Revista de educação, v. 9, n. 9, p. 77- 83, 2006. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/educ/article/view/2176. Acesso em: 23 out. 2021

SHERMER, M. Cérebro e Crença. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: JSN Editora, 2012. E-book. Não paginado. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/2370931/1df89d. Acesso em: 05 jan. 2022.

SILVA, J. A. Discutindo sobre leitura. Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP, v. 1, n. 1, p. 22-35, 2011. Disponível em:

https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.194 p.

SOUZA, I. Estratégias de leitura para ler e compreender melhor. São Paulo, 2017, 80p. E-book. Não paginado. Disponível em: https://br1lib.org/book/5613750/9350f2. Acesso em: 04 dez. 2021.

TANZAWA, E. C. L.; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura

de estudo no ensino superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qx4gnfhy3vs4qGBXqyZ9R5B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 out. 2021.

ZAMBELLO, A. V.; et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018. 96 p. E-book.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

BISPO DOS SANTOS, M. M.; GADIOLI CAVALCANTE , I.; REGINA PAVERCHI, S. A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe . Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 61–84, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i3.29937. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29937. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial