Gêneros orais

um estudo sobre a perspectiva de avaliação dos alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB – Campus IV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i1.31773

Palavras-chave:

gêneros orais. secretariado executivo. docentes.

Resumo

O domínio de diferentes gêneros orais tem função importante para a construção de boas relações sociais, bem como para a atuação dos indivíduos nos diversos processos comunicativos, como trabalhar e estudar, por exemplo. Assim, o domínio da linguagem oral torna-se indispensável, tanto na vida acadêmica, quanto profissional dos discentes e futuros Secretários(as) Executivos, visto isso, presente artigo tem como objetivo geral analisar a perspectiva dos docentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, sobre a utilização dos gêneros orais em sala de aula como instrumento de avaliação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo cuja abordagem é quanti-quali, do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio de um questionário, o qual foi aplicado com os docentes atuantes no período 2021.1. Os resultados obtidos demonstram que os gêneros orais mais agenciamento são: seminários, debates, exposição oral, roda de discussões e diálogos argumentativos; assim, a partir das informações obtidas na pesquisa, constatou-se que a maioria dos docentes costumam solicitar a produção dos gêneros orais em sala de aula, como instrumento avaliativo, contribuindo para que os alunos do Curso consigam desenvolver atividades que envolvam a realização e elaboração de gêneros orais durante a realização da graduação.

Biografia do Autor

Kátia Regina Gonçalves de Deus, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB, graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora efetiva e Coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV - Litoral Norte. Autora de artigos científicos publicados em periódicos regionais e nacionais; além de trabalhos publicados em anais de eventos locais, regionais e nacionais, e capítulos de livros. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Argumentação, e Secretariado, com interesse especificamente em Gestão de Arquivos e Documentos, Consultoria Secretarial, Planejamento Estratégico, Comunicação e Redação Comercial/ Oficial.

Francisca Janete da Silva Adelino, Universidade Federal da Paraíba

Francisca Janete da Silva Adelino é doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciências em Engenharia de Produção na área de Gestão de Pessoas, especialista em Gestão da Qualidade Total, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduada em Administração e em Secretariado Executivo, ambas pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV, do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, está vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/UFPB). Atuou como coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação lato sensu e também como coordenadora do curso de graduação em Secretariado Executivo da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Ministrou diversas disciplinas no MBA de Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Meio Ambiente e também nos cursos de graduação em Turismo e Secretariado Executivo da mesma faculdade. Atuou na gestão de cursos lato sensu da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura-FUNPEC. Foi chefe de gabinete da Superintendência de Transportes Urbanos da Prefeitura de Natal e também Chefe do Setor de Idosos da referida Prefeitura. Desenvolve pesquisas nas áreas de Semântica Argumentativa, Secretariado e Administração. Tem experiência nas áreas de Linguística, Secretariado e Administração, com ênfase em Argumentação, Estágio Supervisionado, Cerimonial e Protocolo, Gestão da Qualidade e Administração de Recursos Humanos.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

BELARMINO DA SILVA, E.; GONÇALVES DE DEUS, K. R.; DA SILVA ADELINO, F. J. Gêneros orais: um estudo sobre a perspectiva de avaliação dos alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB – Campus IV. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 114–127, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i1.31773. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/31773. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação