Desafios na gestão da comunicação organizacional pública: o caso da Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba - MG
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.32948Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Padronização da Comunicação, Administração PúblicaResumo
O estudo concentra-se na análise da comunicação interna em uma prefeitura municipal, destacando o potencial de um sistema abrangente para impulsionar a eficiência administrativa. Destaca-se a importância de uma comunicação efetiva para promover interação ágil e transparente entre os servidores. O propósito central foi identificar deficiências na comunicação interna da Prefeitura de Rio Paranaíba-MG, apontando áreas que requerem aprimoramento para fomentar integração e padronização comunicativa entre departamentos e secretarias. Empregamos abordagem qualitativa, utilizando métodos como pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram carência de um sistema estratégico de comunicação organizacional, e lacunas no entendimento dos elementos comunicacionais e no conhecimento sobre como o contexto comunicacional da prefeitura impacta a comunicação dos indivíduos. Os achados ressaltam a necessidade de medidas para aprimorar a comunicação organizacional, como a criação de um departamento dedicado à gestão da comunicação, com funções definidas e priorização adequada, crucial para otimizar o desempenho institucional e estabelecer bases sólidas para interação eficaz com os públicos envolvidos.
Referências
BARROS, Daiane Monique Lima de; Matos, Nailton Santos de. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de Administração; v. 13, n. 23, p. 3-20, 2015.
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública; Rio de Janeiro. v. 40, n. 6: 1123-1144, Nov./Dez. 2006.
CAVALHEIRO, Renato de Faria; ALVES, Alexandre da Silva. Comunicação integrada organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 200p.
CHIAVENATO, Idelfonso. Introdução à Teoria geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier Campus; 7. ed. 2003.
CORRÊA, Vagner Marcondes; SOARES, Nathalia Maria. O papel da comunicação dentro do ambiente organizacional. Interface Tecnológica; v. 17, n. 1, p. 699-707, 2020.
DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rio-paranaiba/panorama. Acesso em: 03 nov. 2023.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. A comunicação estratégica nas organizações. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 13-24, nov. 2018.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 35, n. 2, p. 267-289, jul-dez. 2012.
SANTOS, Rosineia Oliveira. A importância da comunicação no processo de liderança. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 72, jul-set. 2018.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional. Revista FAMECOS, v. 13, n. 31, p. 47–53. 2006.
SOLIO, Marlene Branca. Comunicação organizacional frente a flexibilidade de um novo paradigma social. Revista de Comunicação Midiática (online), v. 9, n. 3, p. 41-55. set-dez. 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/171/172. Acesso em: 03 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.