Terceirização no setor público: a padronização dos cargos secretariais em um processo licitatório centralizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.33025

Palavras-chave:

Secretariado., Serviço Público, Terceirização

Resumo

A terceirização é um fenômeno global, cujos reflexos são vivenciados em diferentes campos de atuação. Este estudo tem por objetivo caracterizar o secretariado no processo licitatório executado pela Central de Compras do Distrito Federal, sob a perspectiva da terceirização de serviços públicos. A abordagem qualitativa deu suporte à estratégia de estudo do caso do Secretariado inserido naquele processo. Para a coleta de dados, foram utilizadas fontes documentais e aplicação de questionário a uma entidade de classe secretarial. O tratamento de evidências do estudo ocorreu por categorização teórico-analítica de conteúdo, que contemplou as vagas disponíveis para contratação indireta de serviços de secretariado, suas principais características, o perfil requerido e o escopo das atividades desenvolvidas nos cargos secretariais. Entre os achados da pesquisa, destaca-se o percurso para a contratação terceirizada dos profissionais do campo secretarial realizada pelo órgão analisado, a expressiva quantidade de postos para o cargo, a participação de entidades representativas neste processo e o construto do perfil das vagas das chamadas atividades acessórias. Os elementos identificados no estudo evidenciam um contexto de prestação indireta de serviços que tende à instrumentalização, à desvinculação, à fragmentação e ao desmonte do trabalho dos profissionais de secretariado no âmbito do certame em questão.

Biografia do Autor

Elaine Thais da Silva Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue - Port/Ing e Graduação em Administração, ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Mestre em Educação com enfoque em Formação Continuada, Prática Pedagógica e Ensino Superior. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e Secretariado Executivo pela Faculdade Internacional de Curitiba. É professora associada do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Sociologia (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Paraná. Membro da REMIR NACIONAL - Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (UNICAMP), do GETS/UFPR - Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade, pesquisadora na linha: "Novas configurações do trabalho, profissões e educação". Membro fundador da ABPSEC e coordenadora do GEPSEC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Secretariado (UFPR/SEPT). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Intensificação e Flexibilização do Trabalho Docente e experiência na área de Gestão Secretarial atuando com as temáticas de estudos do trabalho em secretariado e gestão secretarial.

Luci Mari Aparecida Rodriges, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, todos pela UFSC. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva na UFSC, com exercício na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Integrante do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC). Parecerista em periódicos e eventos científicos (nacionais e internacionais) das áreas de Administração e Secretariado. Interesses de pesquisa: estratégias organizacionais (abordagens sociais, cognitivas e comportamentais da estratégia), secretariado (pesquisa secretarial; atuação profissional). Contatos: luci.mari@ufsc.br ou luci.rodrigues@mgi.gov.br 

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

DA SILVA LIMA, E. T.; LANDOLFI MAIA, F.; APARECIDA RODRIGES, L. M. Terceirização no setor público: a padronização dos cargos secretariais em um processo licitatório centralizado. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 27–60, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i3.33025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/33025. Acesso em: 11 out. 2024.

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Seção - Secretarial