Razões da evasão no ensino superior: um estudo a partir da perspectiva de estudantes e docentes de um curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.33200Palavras-chave:
Evasão no ensino superior, Administração, UniversidadeResumo
As estatísticas demonstram que a evasão no ensino superior tem aumentado a cada ano e esse é um fenômeno que afeta diversos cursos e universidades. O objetivo da presente pesquisa é compreender a evasão de estudantes de um curso de graduação em Administração em uma universidade a partir de percepções discentes e docentes. Para que fosse possível chegar a esse resultado, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas com doze participantes, sendo eles, alunos evadidos e professores do referido curso, sobre as quais foi realizada análise de conteúdo para entender os motivos da evasão. Como principais resultados, tem-se que o não atendimento de expectativas dos alunos foi a principal motivação que os fez sair do curso, somado a outros fatores. É importante ressaltar, contudo, que a maioria dos evadidos saiu antes da metade do curso e, por essa razão, tiveram mais experiências com disciplinas de caráter formativo mais generalista e não necessariamente na área de administração. Os docentes apontam opiniões diferentes dos discentes em relação ao que induz o aluno a evadir do ensino superior, o que revela a necessidade de uma melhor compreensão acerca desses motivos, para contribuir com a permanência dos alunos no curso.
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