ANTECEDENTES, CONSEQUÊNCIAS E DESAFIOS DA CIENTIFICIDADE DA ÁREA DE SECRETARIADO EXECUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v10i1.6091Resumen
Este estudo teve como objetivo abordar reflexões inerentes à construção da cientificidade da área de Secretariado Executivo. Mais especificamente, a discussão gira em torno das questões relativas ao Secretariado não estar inserido como área de conhecimento, no sentido de constituir hipóteses para os antecedentes, as consequências e alguns desafios de investigação. O fato de o curso não estar contemplado como área de conhecimento no Brasil acarreta uma série de dificuldades acadêmicas, relacionadas com os fins de ensino, pesquisa e aplicação prática dos conhecimentos. A metodologia deste estudo é caracterizada como exploratória e descritiva, no contexto da abordagem qualitativa de pesquisa, adotando-se as técnicas de tipo pesquisa bibliográfica e levantamento de dados secundários. Como principais resultados, foram constituídas quatro hipóteses que, na visão desta autora, incluem os antecedentes e as consequências: a primeira relacionada com a falta de pesquisa científica realizada pelos acadêmicos de graduação; a segunda se relaciona com o pequeno número de profissionais formados em Secretariado Executivo com mestrado e/ou doutorado concluídos; a terceira hipótese definida como antecedente é relacionada com a falta de pesquisa científica produzida pelos profissionais mestres e doutores na área específica; e a quarta hipótese considerou a falta de veículos de divulgação científica da pesquisa na área específica.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
MAÇANEIRO, M. B. ANTECEDENTES, CONSEQUÊNCIAS E DESAFIOS DA CIENTIFICIDADE DA ÁREA DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 9–26, 2000. DOI: 10.48075/revex.v10i1.6091. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/6091. Acesso em: 7 may. 2025.
Número
Sección
Seção - Secretarial
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.