MARKETING PESSOAL: FERRAMENTA COMPETITIVA PARA OS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v13i1.9798Palavras-chave:
Ferramenta competitiva. Marketing Pessoal. Secretariado Executivo.Resumo
O presente artigo buscou evidenciar as estratégias utilizadas pelos profissionais de Secretariado Executivo com relação ao conceito de Marketing Pessoal. Procurou demonstrar se tais ações são realmente eficazes no aprimoramento profissional e na melhoria da imagem pessoal. Inclusive objetivou mostrar se as empresas são beneficiadas por tais ações. Por fim, a pesquisa procurou a verificar que Marketing Pessoal não está relacionado somente com a aparência e a imagem pessoal. O trabalho está estruturado nas seguintes partes: a revisão bibliográfica e a evolução do perfil profissional da área secretarial. Após esta parte, são exibidos alguns conceitos referentes ao Marketing Pessoal. Em seguida, são levantadas as técnicas e metodologias utilizadas neste ensaio, acompanhando da apresentação e análise dos resultados obtidos, através da aplicação de questionários semi-estruturados. No desfecho, as considerações finais foram relacionadas à literatura utilizada com os resultados desta investigação, com o intuito de associar o conceito de marketing com a área de secretariado. Desta forma, foi concluído que as estratégias de Marketing Pessoal não devem estar restritas somente às medidas de promoção da imagem e da aparência individual, mas sim ao desenvolvimento do plano de carreira profissional, efetuando ações que agreguem valor no desenvolvimento do individuo como um todo, adaptando o seu perfil às exigências das organizações. Ou seja, aliar a aparência individual com o aprimoramento e qualificação do profissional de secretariado.Downloads
Publicado
19-07-2014
Como Citar
BERNARDINO, W. M. MARKETING PESSOAL: FERRAMENTA COMPETITIVA PARA OS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 49–68, 2014. DOI: 10.48075/revex.v13i1.9798. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/9798. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.