ESTRUTURA PRODUTIVA DA MICRORREGIÃO DE GUARAPUAVA E DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR: comparações entre os indicadores econômicos

Autores

  • Paulo Alexandre Nunes
  • José Luis Parré
  • Carmem Ozana de Melo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v16i24.11398

Palavras-chave:

Planejamento regional – Estrutura produtiva – Insumo-produto – Microrregião de Guarapuava – Laranjeiras do Sul

Resumo


Este artigo apresenta a estrutura produtiva da microrregião de Guarapuava e do município de Laranjeiras do Sul referente ao ano de 2009. Estimou-se matrizes para as regiões em destaque, com base na matriz brasileira para o ano de 2005, os dados regionais foram coletados na base de dados do IPARDES. A matriz é dividida em 18 setores, e da mesma foram calculados os índices de ligação de Rasmussen-Hirschman, índices puros de ligação (GHS), multiplicadores de produção, renda e emprego do tipo I, procurando identificar os setores-chave para as respectivas regiões. Foi realizada a comparação entre estas economias por meio de índices de correlação de Pearson e Spearman, visualizando diferenças entre tais estruturas produtivas. Conclui-se que a estrutura produtiva da microrregião de Guarapuava possui algumas semelhanças com a do município de Laranjeiras do Sul, mostrando que há setores de grande importância econômica tanto para uma região assim como para outra.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

NUNES, P. A.; PARRÉ, J. L.; MELO, C. O. de. ESTRUTURA PRODUTIVA DA MICRORREGIÃO DE GUARAPUAVA E DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR: comparações entre os indicadores econômicos. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 16, n. 24, p. 71, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v16i24.11398. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/11398. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos