ESTRUTURA PRODUTIVA DA MICRORREGIÃO DE GUARAPUAVA E DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR: comparações entre os indicadores econômicos
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i24.11398Mots-clés :
Planejamento regional – Estrutura produtiva – Insumo-produto – Microrregião de Guarapuava – Laranjeiras do SulRésumé
Este artigo apresenta a estrutura produtiva da microrregião de Guarapuava e do município de Laranjeiras do Sul referente ao ano de 2009. Estimou-se matrizes para as regiões em destaque, com base na matriz brasileira para o ano de 2005, os dados regionais foram coletados na base de dados do IPARDES. A matriz é dividida em 18 setores, e da mesma foram calculados os índices de ligação de Rasmussen-Hirschman, índices puros de ligação (GHS), multiplicadores de produção, renda e emprego do tipo I, procurando identificar os setores-chave para as respectivas regiões. Foi realizada a comparação entre estas economias por meio de índices de correlação de Pearson e Spearman, visualizando diferenças entre tais estruturas produtivas. Conclui-se que a estrutura produtiva da microrregião de Guarapuava possui algumas semelhanças com a do município de Laranjeiras do Sul, mostrando que há setores de grande importância econômica tanto para uma região assim como para outra.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.