INOCULANTE DE LONGA VIDA NA CULTURA DA SOJA SOB PLANTIO DIRETO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v19i30.20593Mots-clés :
Bactéria, Nitrogênio, sementesRésumé
A incompatibilidade entre o tratamento de sementes com fungicidas e o uso de inoculantes tem sido considerada um dos maiores problemas relacionados à fixação biológica do nitrogênio (FBN) na cultura da soja. Os inoculantes de longa vida surgem como tecnologia inovadora, possibilitando a inoculação antecipada, associando os mesmos ao tratamento fitossanitário, conferindo vida útil prolongada as bactérias do gênero Bradyrhizobium, além de facilitar a operação de semeadura. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho agronômico da cultura da soja em plantio direto consolidado com seu cultivo, utilizando-se o inoculante longa vida associado ao tratamento de sementes em diferentes épocas antes da semeadura. O experimento foi implantado a campo em área de plantio direto consolidado com o cultivo da soja, no município de Serranópolis do Iguaçu-PR e constituiu-se um delineamento de blocos ao acaso, com 7 tratamentos e 4 repetições, totalizando 28 parcelas experimentais. Os tratamentos foram compostos por 5 épocas de inoculação associado ao tratamento das sementes, sendo realizado os mesmos aos 39, 32, 25, 18, 11 DAS e inoculação padrão no dia da semeadura, bem como um tratamento não inoculado. Associou-se no referido tratamento o fungicida Maxim (25 g L-1), inseticida Standak (250 g L-1), ambos na dose 2,0 ml Kg-1 de semente, polímero, dose 2 mL Kg-1, e o inoculante Rizolliq LLI, este especifico para pré inoculação na dose de 3 ml Kg-1 de sementes. Foram avaliadas as variáveis altura de planta aos 35 DAE e altura final, número de vagens por planta (NVP), número de grãos por vagem (NGV), massa de mil grãos (MMG) e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste de Fischer, e quando significativas, as medias foram comparadas entre si pelo teste de Duncan, com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram incremento no número de vagens por planta (NVP), e produtividade de grãos para a inoculação padrão e inoculação antecipada aos 11, 18 e 25 DAS. A reinoculação de áreas de SPD consolidada com soja foi responsiva, aumentando produtividade de grãos em até 467,4 kg há-1 em relação ao tratamento não inoculado. A antecipação da inoculação em até 25 DAS se mostrou eficiente, proporcionando produtividades na cultura da soja, semelhantes à inoculação no momento da semeadura.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.