O ESPAÇO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: HISTÓRIA E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Hans Gert Rottmann

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i31.21022

Palavras-chave:

Futebol, história, educação física.

Resumo


O presente artigo resgata a história do futebol no mundo, relatando como foi sua chegada ao Brasil e posterior enraizamento nos ambientes escolares. As reflexões mostram como este esporte passou a ocupar lugar central nas aulas de educação física, conquistando a preferência dos alunos. As considerações finais indicam ser o futebol uma modalidade esportiva com potencial para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens, desde que os professores não atuem somente no ensino de habilidades esportivas específicas, mas no planejamento e execução de aulas que favoreçam aos alunos a socialização e o desenvolvimento de valores morais que apontem para a conquista da autonomia e cidadania.

 

Biografia do Autor

Hans Gert Rottmann

Doutorando em educação, HANS GERT ROTTMANN é mestre em Educação (2012), especialista em Educação Física / Esportes (2000) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1997). Realizou estudos e pesquisas na University of Education, em Karlsruhe, Alemanha (Pädagogischen Hochschule Karlsruhe) por meio de uma bolsa de pesquisa. Nesta universidade também apresentou seus estudos desenvolvidos no Mestrado em Educação. Também na Alemanha realizou cursos complementares na Staatliche Sportakademie für Lehrerfortbildung, da cidade de Ludwigsburg. Possui experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior, tendo trabalhado em cursos de graduação no sul, norte e nordeste do pais. Em universidades, além da docência, exerceu função nas seguintes áreas: Coordenador de Curso de Graduação, Gerente de Esportes, Técnico de Voleibol e Professor Tutor no sistema de ensino EAD (pedagogia). Sua experiência no Ensino Superior iniciou em 2001, e neste ambiente, além de lecionar na graduação, atuou como gestor realizando diferentes projetos na área do esporte de competição e esporte lazer e inclusão social. Ao longo de sua carreira criou e organizou projetos e atividades voltados à qualidade de vida e saúde. Coordenou o Curso de Educação Física e atuou como Gerente de Esportes na UNISULMA. Foi gerente esportivo na ULBRA/TO (CEULP/ULBRA). Atuou diretamente em atividades de extensão na área da educação física e esporte. Foi técnico de voleibol em diferentes equipes, onde chefiou delegações em campeonatos estaduais e nacionais. Destaca-se em seu trabalho no voleibol o período em que foi coordenador da Escola de Vôlei Bernardinho e sua atuação junto a equipe de Vôlei Profissional Vôlei Canoas, onde atuou tanto na equipe técnica como na equipe gestora do time. Sua atuação profissional envolve as seguintes áreas: Educação e ensino, esportes, recreação e lazer, estágios curriculares, projetos interdisciplinares, educação física, treinamento esportivo, treinamento empresarial ao ar livre, gestão esportiva, e projetos ligados ao esporte, qualidade de vida e saúde. Em seu trabalho de conclusão do curso de pós-graduação (latu-sensu) o tema pesquisado foi um comparativo de performance física entre jogadores de voleibol indoor e jogadores de vôlei de praia. Em sua pesquisa de mestrado em educação na área dos Estudos Culturais, o foco do estudo se dirigiu à mídia e a produção do sucesso no mundo do futebol. Atualmente tem se dedicado a leituras e produções de artigos envolvendo sua pesquisa de doutorado na educação, preparado palestras e cursos na área da educação, educação física, esportes, qualidade de vida e saúde e atuado no comando técnido de equipes de voleibol de base e na categoria adulto.

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

ROTTMANN, H. G. O ESPAÇO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: HISTÓRIA E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 31, p. 44, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i31.21022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21022. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos