REPRESENTAÇÕES DE IN/EXCLUSÃO NA PROVINHA BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i31.21117

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Provinha Brasil. Avaliação em larga escala.

Resumo


Este trabalho objetiva analisar as representações culturais de alunos incluídos registradas nas Fichas de Correção da Provinha Brasil. Utilizando as noções de In/exclusão (VEIGA-NETO; LOPES, 2011; LOPES, 2007) e de Representação cultural (HALL, 1997), realizamos uma análise documental das Fichas de Correção da Provinha Brasil de 2012 e 2013 de nove escolas de uma rede municipal do sul do Brasil. O estudo mostrou que os alunos incluídos são representados em uma posição de in/exclusão, percebida por duas posturas docentes: (1) permitir que os alunos façam a prova, porém justificando o desempenho pela condição de incluído e (2) não permitir que façam a prova, por serem “de inclusão”. Predominou a segunda opção. Portanto, se os incluídos são desconsiderados nas avaliações em larga escala, possivelmente estarão ausentes das políticas educacionais propostas, gerando outra exclusão.

Biografia do Autor

Camila Alves de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Graduada em Pedagogia e graduanda em Biblioteconomia pela UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Clarice Salete Traversini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Disciplinamento (GPED) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS. Integra do GT 13- Educação Fundamental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

 

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

MELO, C. A. de; TRAVERSINI, C. S. REPRESENTAÇÕES DE IN/EXCLUSÃO NA PROVINHA BRASIL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 31, p. 09, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i31.21117. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21117. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos