A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS DA CTS FRENTE AS QUESTÕES AMBIENTAIS

Autores

  • Lígia Marcelino Krelling UTFPR
  • Eloy Fassi Casagrande Junior Professor Doutor da UTFPR
  • Marcia Rodrigues da Silva Zago UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.22583
Agências de fomento
SEM APOIO FINANCEIRO

Palavras-chave:

Educação Ambiental.CTS.problemática ambiental.

Resumo

O objetivo desse ensaio é  a apresentar  uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental na busca de um novo paradigma de sociedade, destacando uma abordagem em que teoria e prática devem caminhar juntas para que sejam estabelecidas novas e melhores formas de tratar e discutir as questões sobre o meio ambiente, destacando as relações de ciência e tecnologia nas relações sociais e ambientais.A introdução traz uma visão de como a Educação Ambiental surgiu no território Brasileiro influenciado pelos movimentos que aconteciam no mundo.Nesse contexto é abordado os movimentos de CTS( Ciência Tecnologia e Sociedade) que questionam as problemáticas ambientais e sociais sempre procurando  que os atores envolvidos  nas mesmas tenham suas vozes respeitadas.Para tanto o texto traz uma visão da Sustentabilidade defendida por Sachs,considerando as dimensões ambientais, culturais,sociais e econômicas.Para finalizar  destaca-se que os Movimentos CTS e a criação da Educação Ambiental caminharam lado a lado, salienta-se  a importância de propostas que possibilitem mudanças de posturas frente aos problemas ambientais, já que o ob­jetivo da educação é a formação do indivíduo. Assim, nasce a necessidade de alfabetizar indivíduos em ciência e tecnologia, contextualizando os conte­údos científicos.

Biografia do Autor

Lígia Marcelino Krelling, UTFPR

Doutoranda do programa de doutorado PPGTE.

Eloy Fassi Casagrande Junior, Professor Doutor da UTFPR

ELOY FASSI CASAGRANDE JUNIOR CONCLUIU O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE RECURSOS MINERAIS E MEIO AMBIENTE PELA UNIVERSIDADE DE NOTTINGHAM EM 1996 E O POS-DOUTORADO NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (IST - PORTUGAL) EM 2007. ATUALMENTE É PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM TECNOLOGIA E SOCIEDADE (PPGTE) DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA (ANTIGO CEFET-PR) E PROFESSOR ADJUNTO DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (DINTER PPGTE/UTFPR-UFPI). PUBLICOU 51 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS, MAIS DE 100 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 02 LIVROS PUBLICADOS E 07 CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS. ORIENTOU 05 TESES DE DOUTORADO, 36 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 20 TRABALHOS ENTRE MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO, PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS ÁREAS ECODESIGN, TECNOLOGIA APROPRIADA, ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. É COORDENADOR DO PROJETO ESCRITÓRIO VERDE, A PRIMEIRA EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL DA UTFPR, RECEBEU 05 PRÊMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE COORDENA 3 PROJETOS DE PESQUISA, ATUA NA ÁREA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, COM ENFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS DE 100 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTíSTICO-CULTURAL SÃO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, GESTÃO AMBIENTAL, ECODESIGN, CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. (Texto informado pelo autor)

Marcia Rodrigues da Silva Zago, UTFPR

Doutoranda do PPGTE

Downloads

Publicado

27-05-2020

Como Citar

KRELLING, L. M.; CASAGRANDE JUNIOR, E. F.; ZAGO, M. R. da S. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS DA CTS FRENTE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 62, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.22583. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/22583. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos