A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS DA CTS FRENTE AS QUESTÕES AMBIENTAIS
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.22583Mots-clés :
Educação Ambiental.CTS.problemática ambiental.Résumé
O objetivo desse ensaio é a apresentar uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental na busca de um novo paradigma de sociedade, destacando uma abordagem em que teoria e prática devem caminhar juntas para que sejam estabelecidas novas e melhores formas de tratar e discutir as questões sobre o meio ambiente, destacando as relações de ciência e tecnologia nas relações sociais e ambientais.A introdução traz uma visão de como a Educação Ambiental surgiu no território Brasileiro influenciado pelos movimentos que aconteciam no mundo.Nesse contexto é abordado os movimentos de CTS( Ciência Tecnologia e Sociedade) que questionam as problemáticas ambientais e sociais sempre procurando que os atores envolvidos nas mesmas tenham suas vozes respeitadas.Para tanto o texto traz uma visão da Sustentabilidade defendida por Sachs,considerando as dimensões ambientais, culturais,sociais e econômicas.Para finalizar destaca-se que os Movimentos CTS e a criação da Educação Ambiental caminharam lado a lado, salienta-se a importância de propostas que possibilitem mudanças de posturas frente aos problemas ambientais, já que o objetivo da educação é a formação do indivíduo. Assim, nasce a necessidade de alfabetizar indivíduos em ciência e tecnologia, contextualizando os conteúdos científicos.
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