PEDAGOGIA HOSPITALAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS HUMANIZADORAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.23370Mots-clés :
Humanização. Educação. Pedagogia. HospitalizaçãoRésumé
Esta pesquisa evidencia as práticas educativas no contexto hospitalar. Nesse aspecto, o problema consistiu em: qual a realidade da educação hospitalar na instituição UOPECCAN/Cascavel-PR? O objetivo geral destacou as ações educacionais no âmbito hospitalar, bem como o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno hospitalizado. Os objetivos específicos: salientou o histórico e legislações vigentes que amparam a Pedagogia Hospitalar; evidenciou o papel do professor como mediador do conhecimento e provedor de uma ação humanizadora, bem como sua formação para a execução deste trabalho; ressaltou as atividades lúdicas como intervenção pedagógica e superação da hostilidade no cenário de um hospital. Assim, este estudo se justifica pela sua relevância no contexto educacional hospitalar, em que, tal atuação vai além do cuidado e assistência, visando à continuidade curricular do aluno e a superação de sua enfermidade. O método da pesquisa qualitativa embasa na pesquisa bibliográfica de referenciais teóricos de publicações; e a de campo através de uma visita técnica. Dessa forma, pode-se considerar que as intervenções lúdicas são benéficas, tanto no sentido da ampliação do desenvolvimento cognitivo, como também das relações interpessoais.
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