PEDAGOGIA HOSPITALAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS HUMANIZADORAS

Autores/as

  • Geicinara Martins de Almeida Oliveira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.23370
Agencias de apoyo
UOPECCAN

Palabras clave:

Humanização. Educação. Pedagogia. Hospitalização

Resumen

Esta pesquisa evidencia as práticas educativas no contexto hospitalar. Nesse aspecto, o problema consistiu em: qual a realidade da educação hospitalar na instituição UOPECCAN/Cascavel-PR? O objetivo geral destacou as ações educacionais no âmbito hospitalar, bem como o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno hospitalizado. Os objetivos específicos: salientou o histórico e legislações vigentes que amparam a Pedagogia Hospitalar; evidenciou o papel do professor como mediador do conhecimento e provedor de uma ação humanizadora, bem como sua formação para a execução deste trabalho; ressaltou as atividades lúdicas como intervenção pedagógica e superação da hostilidade no cenário de um hospital. Assim, este estudo se justifica pela sua relevância no contexto educacional hospitalar, em que, tal atuação vai além do cuidado e assistência, visando à continuidade curricular do aluno e a superação de sua enfermidade. O método da pesquisa qualitativa embasa na pesquisa bibliográfica de referenciais teóricos de publicações; e a de campo através de uma visita técnica. Dessa forma, pode-se considerar que as intervenções lúdicas são benéficas, tanto no sentido da ampliação do desenvolvimento cognitivo, como também das relações interpessoais.


 

Biografía del autor/a

Geicinara Martins de Almeida Oliveira, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-PR - Fundação Xingu. Especializada em Pedagogia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - Espirito Santo-ES. Formação em Educação Musical pelo Conservatório Municipal Leoni de Biággio de Campo Mourão-PR. Atuou como Educadora Musical em Projeto Social e em Unidade Privada e Auxiliar Docente na Educação Infantil.

Publicado

16-12-2020

Cómo citar

OLIVEIRA, G. M. de A. PEDAGOGIA HOSPITALAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS HUMANIZADORAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 40, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.23370. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23370. Acesso em: 16 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos