A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NO IFPR - CAMPUS CASCAVEL-PR: QUE FORMAÇÃO?

Autores

  • Daniela Skrowonski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Avançado Quedas do Iguaçu
  • José Luiz Zanella Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.23854

Resumo


Esse estudo investiga a formação profissional integrada ao ensino médio desenvolvida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com campo de pesquisa restrito ao IFPR - Campus Cascavel-PR. O objetivo consiste em analisar a proposta de educação profissional integrada ao ensino médio do referido Instituto, verificando se a mesma apresenta direcionamento para uma formação politécnica/tecnológica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionário, sendo estes últimos aplicados no Campus Cascavel. Como sujeitos envolvidos nas entrevistas, destacam-se os servidores do campus, especificamente a gestão, a equipe pedagógica e os docentes, além de discentes formandos, que responderam um questionário. Com base no estudo realizado, constatamos que mesmo diante de alguns desafios, como a falta de formação continuada, de recursos financeiros e de infraestrutura física, a educação profissional integrada ao ensino médio do IFPR - Campus Cascavel representa um caminho inicial para a formação politécnica/tecnológica, indo além das exigências do mercado, comprometendo-se com a formação integral do sujeito.

Palavras-chave: Institutos Federais, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Formação politécnica/tecnológica.

Biografia do Autor

Daniela Skrowonski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Avançado Quedas do Iguaçu

Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis

José Luiz Zanella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Departamento de Educação - Ciências Humanas

Downloads

Publicado

27-05-2020

Como Citar

SKROWONSKI, D.; ZANELLA, J. L. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NO IFPR - CAMPUS CASCAVEL-PR: QUE FORMAÇÃO?. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 29, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.23854. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23854. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos