AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ

Autores

  • Aline Cristiane Fochi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Henrique Szpak Gaievski
  • Kérley Braga Pereira Bento Casaril Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25238
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escolares. Estado nutricional. Transição nutricional. Índices antropométricos.

Resumo

A transição nutricional é caracterizada por mudanças nos padrões nutricionais de toda a população mundial. Nas últimas décadas a população vem enfrentando essa transição passando da desnutrição para a prevalência de sobrepeso e de obesidade. A avaliação antropométrica é um dos métodos mais utilizados para identificar alterações no estado nutricional e estabelecer intervenções preventivas e/ou curativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de cinco a dez anos de idade da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão/PR e apontar riscos nutricionais, por meio da avalição antropométrica. Os parâmetros avaliados foram estatura para a idade (E/I), peso para a idade (P/I) e índice de massa corporal para a idade (IMC/I). A população em estudo demonstrou normalidade nos índices avaliados, com pesos e estaturas adequadas para a idade, todavia percebe-se que os níveis de sobrepeso e obesidade são bem significativos e elevados, bem como apresenta dados ainda relevantes de desnutrição. Assim, os dados revelam que embora a população estudada já esteja passando pela transição nutricional, ainda não resolveu os problemas decorrentes da desnutrição infantil.

Biografia do Autor

Aline Cristiane Fochi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão

Eduardo Henrique Szpak Gaievski

Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo – USP. 

Kérley Braga Pereira Bento Casaril, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciência de Alimentos. Líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Segurança Alimentar – GEPSA. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde – PPGCAS

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

FOCHI, A. C.; GAIEVSKI, E. H. S.; CASARIL, K. B. P. B. AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 164, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.25238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/25238. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos