AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25238Keywords:
Escolares. Estado nutricional. Transição nutricional. Índices antropométricos.Abstract
A transição nutricional é caracterizada por mudanças nos padrões nutricionais de toda a população mundial. Nas últimas décadas a população vem enfrentando essa transição passando da desnutrição para a prevalência de sobrepeso e de obesidade. A avaliação antropométrica é um dos métodos mais utilizados para identificar alterações no estado nutricional e estabelecer intervenções preventivas e/ou curativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de cinco a dez anos de idade da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão/PR e apontar riscos nutricionais, por meio da avalição antropométrica. Os parâmetros avaliados foram estatura para a idade (E/I), peso para a idade (P/I) e índice de massa corporal para a idade (IMC/I). A população em estudo demonstrou normalidade nos índices avaliados, com pesos e estaturas adequadas para a idade, todavia percebe-se que os níveis de sobrepeso e obesidade são bem significativos e elevados, bem como apresenta dados ainda relevantes de desnutrição. Assim, os dados revelam que embora a população estudada já esteja passando pela transição nutricional, ainda não resolveu os problemas decorrentes da desnutrição infantil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.