AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ

Autores/as

  • Aline Cristiane Fochi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Henrique Szpak Gaievski
  • Kérley Braga Pereira Bento Casaril Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25238
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Escolares. Estado nutricional. Transição nutricional. Índices antropométricos.

Resumen

A transição nutricional é caracterizada por mudanças nos padrões nutricionais de toda a população mundial. Nas últimas décadas a população vem enfrentando essa transição passando da desnutrição para a prevalência de sobrepeso e de obesidade. A avaliação antropométrica é um dos métodos mais utilizados para identificar alterações no estado nutricional e estabelecer intervenções preventivas e/ou curativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de cinco a dez anos de idade da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão/PR e apontar riscos nutricionais, por meio da avalição antropométrica. Os parâmetros avaliados foram estatura para a idade (E/I), peso para a idade (P/I) e índice de massa corporal para a idade (IMC/I). A população em estudo demonstrou normalidade nos índices avaliados, com pesos e estaturas adequadas para a idade, todavia percebe-se que os níveis de sobrepeso e obesidade são bem significativos e elevados, bem como apresenta dados ainda relevantes de desnutrição. Assim, os dados revelam que embora a população estudada já esteja passando pela transição nutricional, ainda não resolveu os problemas decorrentes da desnutrição infantil.

Biografía del autor/a

Aline Cristiane Fochi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão

Eduardo Henrique Szpak Gaievski

Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo – USP. 

Kérley Braga Pereira Bento Casaril, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciência de Alimentos. Líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Segurança Alimentar – GEPSA. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde – PPGCAS

Publicado

16-12-2020

Cómo citar

FOCHI, A. C.; GAIEVSKI, E. H. S.; CASARIL, K. B. P. B. AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 164, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.25238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/25238. Acesso em: 29 may. 2025.

Número

Sección

Artigos