GUERRAS E REFUGIADOS: UMA RELAÇÃO GEOESTRATÉGICA

Autores

  • Fábio Júnior da Luz Barros Discente na Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Nadson Vinícius dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.26430

Palavras-chave:

Refugiados. Legislação. Síria. Afeganistão. Geopolítica.

Resumo


O presente artigo objetiva refletir sobre a questão dos refugiados de guerra provenientes da Síria e Afeganistão em direção à Europa no início do Século XXI. Os países citados acima estão localizados em pontos geoestratégicos militar e economicamente. Este artigo, portanto, se justifica por apresentar a complexidade das questões envolvendo os refugiados desses episódios bélicos. O texto é de cunho qualitativo baseado em pesquisas bibliográficas: livros (OLIVEIRA, 2017), dissertação (JUNSKOWSKI, 2017), tese (DOS SANTOS, 2017), além de estatutos, legislação, cinema, dentre outros. Mediante tais dados, o artigo evidencia como as leis sobre refúgio mudam de acordo ao contexto histórico e conforme a procedência e destino dos migrantes. O escrito está dividido em três seções que tratam da resistência afegã e síria perante o imperialismo ocidental ao longo dos séculos e da criação do Estatuto dos Refugiados assinado em 1951, sobretudo, a respeito da lei “no refoulement” e de como a geopolítica de países da Europa, Rússia e os Estados Unidos da América influenciam nessa problemática

Biografia do Autor

Fábio Júnior da Luz Barros, Discente na Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente do programa de Pós Graduação Sticto Sensu- Mestrado em Estado e Sociedade- Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB- Campus Porto Seguro – BA. Linha de pesquisa: Sociedade, Cultura e Ambiente. Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

 

Nadson Vinícius dos Santos

Formado em Letras/espanhol pela Universidade Estadual de Santa cruz (UESC) e mestre pela mesma instituição no PPGL: Linguagens e representações. Doutor pela universidade federal do Rio grande (FURG). Atualmente, professor de português/espanhol no Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

BARROS, F. J. da L.; DOS SANTOS, N. V. GUERRAS E REFUGIADOS: UMA RELAÇÃO GEOESTRATÉGICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 90, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.26430. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/26430. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos