GUERRAS E REFUGIADOS: UMA RELAÇÃO GEOESTRATÉGICA

Autores/as

  • Fábio Júnior da Luz Barros Discente na Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Nadson Vinícius dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.26430
Agencias de apoyo
Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb)

Palabras clave:

Refugiados. Legislação. Síria. Afeganistão. Geopolítica.

Resumen

O presente artigo objetiva refletir sobre a questão dos refugiados de guerra provenientes da Síria e Afeganistão em direção à Europa no início do Século XXI. Os países citados acima estão localizados em pontos geoestratégicos militar e economicamente. Este artigo, portanto, se justifica por apresentar a complexidade das questões envolvendo os refugiados desses episódios bélicos. O texto é de cunho qualitativo baseado em pesquisas bibliográficas: livros (OLIVEIRA, 2017), dissertação (JUNSKOWSKI, 2017), tese (DOS SANTOS, 2017), além de estatutos, legislação, cinema, dentre outros. Mediante tais dados, o artigo evidencia como as leis sobre refúgio mudam de acordo ao contexto histórico e conforme a procedência e destino dos migrantes. O escrito está dividido em três seções que tratam da resistência afegã e síria perante o imperialismo ocidental ao longo dos séculos e da criação do Estatuto dos Refugiados assinado em 1951, sobretudo, a respeito da lei “no refoulement” e de como a geopolítica de países da Europa, Rússia e os Estados Unidos da América influenciam nessa problemática

Biografía del autor/a

Fábio Júnior da Luz Barros, Discente na Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente do programa de Pós Graduação Sticto Sensu- Mestrado em Estado e Sociedade- Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB- Campus Porto Seguro – BA. Linha de pesquisa: Sociedade, Cultura e Ambiente. Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

 

Nadson Vinícius dos Santos

Formado em Letras/espanhol pela Universidade Estadual de Santa cruz (UESC) e mestre pela mesma instituição no PPGL: Linguagens e representações. Doutor pela universidade federal do Rio grande (FURG). Atualmente, professor de português/espanhol no Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

Publicado

16-12-2020

Cómo citar

BARROS, F. J. da L.; DOS SANTOS, N. V. GUERRAS E REFUGIADOS: UMA RELAÇÃO GEOESTRATÉGICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 90, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.26430. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/26430. Acesso em: 26 may. 2025.

Número

Sección

Artigos