O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOB A ÓTICA INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27024

Resumo


Este artigo figura no âmbito da intersetorialidade para alcançar a segurança alimentar, considerando o impacto da pandemia da COVID-19 e as suas consequências. Neste sentido, com a perspectiva da interdisciplinaridade traz uma contribuição para sociedade, dentro de uma reflexão advinda da interculturalidade, mobilizada pelo diálogo das culturas, a fim de promover a soberania alimentar dentro desse cenário de incertezas, que requer a vigência de políticas públicas intersetoriais de alimentação, saúde, educação, habitação, entre outras, que sejam eficazes. E ainda, destacou-se estudos que relatam a relação do elevado número de pessoas acometidas pela pandemia com a má nutrição, que vai desde a fome, até muitas vezes, ao sobrepeso e a obesidade, bem como a questão da alimentação do brasileiro e, com isso nos remete  a necessidade de  promover sistemas alimentares sustentáveis. Sugere-se entre outros aspectos, que dentre as prioridades governamentais, estejam a proteção de populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social, para erradicar a fome no Brasil.

Biografia do Autor

Regina Aparecida Messias Guilherme, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Assistente. Departamento de Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Mestre em Educação. Grupo de pesquisa no CNPq: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Emmanuel Pereira de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Mestrando pelo Programa em Práticas em Desenvolvimento Sustentável – PPGDS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Arquiteto e Urbanista. Grupo de pesquisa no CNPq: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Katia Cilene Tabai, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Professora Titular. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Docente permanente nos Programas de Pós- Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável – PPGPDS e em Agricultura Ogânica – PPGAO. Líder do Grupo de pesquisa no CNPq: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).  

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

GUILHERME, R. A. M.; PEREIRA DE CARVALHO, E.; TABAI, K. C. O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOB A ÓTICA INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 165–182, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27024. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"