O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOB A ÓTICA INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27024Abstract
Este artigo figura no âmbito da intersetorialidade para alcançar a segurança alimentar, considerando o impacto da pandemia da COVID-19 e as suas consequências. Neste sentido, com a perspectiva da interdisciplinaridade traz uma contribuição para sociedade, dentro de uma reflexão advinda da interculturalidade, mobilizada pelo diálogo das culturas, a fim de promover a soberania alimentar dentro desse cenário de incertezas, que requer a vigência de políticas públicas intersetoriais de alimentação, saúde, educação, habitação, entre outras, que sejam eficazes. E ainda, destacou-se estudos que relatam a relação do elevado número de pessoas acometidas pela pandemia com a má nutrição, que vai desde a fome, até muitas vezes, ao sobrepeso e a obesidade, bem como a questão da alimentação do brasileiro e, com isso nos remete a necessidade de promover sistemas alimentares sustentáveis. Sugere-se entre outros aspectos, que dentre as prioridades governamentais, estejam a proteção de populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social, para erradicar a fome no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.