Consumo de produtos lácteos e intolerância à lactose relatado por estudantes do ensino superior do Oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30206

Resumo

Devido a fatores como hábitos alimentares e composição nutricional, o leite de vaca é um alimento amplamente consumido. Contudo, uma parcela da população pode ter reações adversas ao consumir o leite de vaca e/ou seus derivados. O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de leite, de derivados lácteos e de substitutos lácteos, bem como a presença de intolerância à lactose e sintomas associados relatada por estudantes de ensino superior. O instrumento de coleta foi um questionário com 23 perguntas, cujas respostas foram dispostas em frequências absolutas e relativas e analisados estatisticamente. A maior parte dos entrevistados relatou que são consumidores de leite e de derivados lácteos, 85,9% e 97,4%, respectivamente. Em relação à intolerância à lactose, 7,8% dos indivíduos relataram que têm diagnóstico médico da doença e 5,7% dos participantes informaram que “acham que têm”. Os dados indicaram um alto consumo de leite e seus derivados na população estudada, assim como alta presença de reações adversas associadas ao consumo de leite e seus derivados.

Biografia do Autor

Caroline Fedato, Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel-PR.

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel-PR.

Jefferson Kramin Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão-PR

Graduando do último ano do curso de Nutrição, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua em projetos de Iniciação Científica. 

Daniela Miotto Bernardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão-PR

Doutora em Alimentos e Nutrição, pela UNICAMP.  Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. 

Downloads

Publicado

26-05-2023

Como Citar

FEDATO, C.; KRAMIN MARTINS, J.; MIOTTO BERNARDI, D. Consumo de produtos lácteos e intolerância à lactose relatado por estudantes do ensino superior do Oeste do Paraná. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 41, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i41.30206. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30206. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos