Consumo de produtos lácteos e intolerância à lactose relatado por estudantes do ensino superior do Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30206Resumo
Devido a fatores como hábitos alimentares e composição nutricional, o leite de vaca é um alimento amplamente consumido. Contudo, uma parcela da população pode ter reações adversas ao consumir o leite de vaca e/ou seus derivados. O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de leite, de derivados lácteos e de substitutos lácteos, bem como a presença de intolerância à lactose e sintomas associados relatada por estudantes de ensino superior. O instrumento de coleta foi um questionário com 23 perguntas, cujas respostas foram dispostas em frequências absolutas e relativas e analisados estatisticamente. A maior parte dos entrevistados relatou que são consumidores de leite e de derivados lácteos, 85,9% e 97,4%, respectivamente. Em relação à intolerância à lactose, 7,8% dos indivíduos relataram que têm diagnóstico médico da doença e 5,7% dos participantes informaram que “acham que têm”. Os dados indicaram um alto consumo de leite e seus derivados na população estudada, assim como alta presença de reações adversas associadas ao consumo de leite e seus derivados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.