Insegurança alimentar em idosos observada a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30311

Resumo

A insegurança alimentar constitui um problema preocupante no Brasil. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) possui como objetivo a criação de políticas que promovam o Direito Humano a Alimentação Adequada para amenizar tal cenário. O presente estudo teve como objetivo analisar dados de idosos em insegurança alimentar de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) nos anos de 2004, 2009 e 2013, a qual fez o uso da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). A metodologia utilizada para este artigo foi a pesquisa bibliográfica seguida pela pesquisa de campo no ano de 2022, com busca por dados secundários junto ao IBGE, de forma quantitativa. Os dados foram analisados estatisticamente pelo software Bio.Estat 5.3 observando-se as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. Os resultados obtidos através da análise dos dados sugerem que houve melhoria na situação de segurança alimentar dos idosos em todas as regiões entre o período estudado. Estatisticamente não houve diferença observada entre os anos de 2004 e 2009, porém, houve diferença significativa entre os anos de 2004 e 2013 e, ainda, entre os anos de 2009 e 2013.

Biografia do Autor

Emanuele Kelli Samaia Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Graduada em Nutrição pela UNIOESTE. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. 

Maria Eduarda Gabriel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paran´á.

Franciele Aní Caovilla Follador, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orienta no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, da UNIOESTE. 

Fernando Mazetto Brizola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Matemática (Biomatemática e Bioestatística) pela Universidade Federal de Santa Maria. .

Romilda de Souza Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Adjunto 4 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orienta no mestrado e doutorado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. 

Downloads

Publicado

26-05-2023

Como Citar

SILVA, E. K. S.; GABRIEL, M. E.; CAOVILLA FOLLADOR, F. A.; MAZETTO BRIZOLA, F.; DE SOUZA LIMA, R. Insegurança alimentar em idosos observada a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 41, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i41.30311. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30311. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos