Mulheres quilombolas:

enfrentamento político territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30637

Resumo

Esta resenha examina o livro: Mulheres quilombolas: território de existências negras femininas (2020), o qual tem como autoras 12 mulheres quilombolas de diversas regiões do Brasil e de várias áreas do conhecimento formal e informal. A escrita pretende analisar a luta, a resistência e os problemas que as mulheres quilombolas enfrentam no Brasil. A resenha é fruto de uma pesquisa bibliográfica feita no referido livro, organizado por Selma dos Santos Dealdina. Com base na leitura que fiz, ficou evidente o sofrimento e as lutas vivenciadas pelas mulheres quilombolas de todas as regiões do país, por outro lado, elas marcaram no texto que, via várias lutas, estão, ainda que de forma lenta, conseguindo ser incluídas em cargos da política sindical, nas associações, nas universidades, etc., ou seja, ocupando posições importantes socialmente.

Biografia do Autor

Fábio Barros, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós - Graduação Estado e Sociedade – PPGES da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mestre pelo mesmo programa; Especialista em Ensino Fundamental II e Ensino Médio; Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Licenciado em Geografia pela UNOPAR.

Downloads

Publicado

26-05-2023

Como Citar

BARROS, F. J. da L. Mulheres quilombolas: : enfrentamento político territorial. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 41, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i41.30637. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30637. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos