Sem Referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana e a armadilha do Duplo Clique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30761

Resumo

A Inteligência Artificial Generativa tem despertado grande interesse na população, e o ChatGPT é um exemplo notável desse fenômeno, devido à sua ampla cobertura midiática. Entretanto, ao analisarmos as principais controvérsias em torno da versão 3.5 do ChatGPT, fica evidente que a ausência de referências confiáveis é um problema alarmante. Em alguns casos, a ferramenta gera informações imprecisas ou falsas, que alguns autores chamam de 'alucinações'. Este artigo foca na problemática das fontes e referências, que o ChatGPT frequentemente não fornece e, em alguns casos, até falsifica. Com a crescente disseminação do uso da ferramenta, a questão da falta de fontes e ou referências pode se tornar ainda mais grave. Os usuários podem considerar o ChatGPT como um oráculo infalível, aumentando sua confiabilidade pelo simples hábito de uso. Nesse sentido, analisamos esse comportamento à luz do conceito de Duplo Clique, presente na obra 'Investigação sobre os modos de existência: Uma antropologia dos modernos', de Bruno Latour. Abordando a ignorância das mediações durante o processo de conversação (saídas) com a IA e seus possíveis efeitos para a sociedade, caso acreditar cegamente em saídas com falta de referências (um duplo clique) se torne um hábito.

Biografia do Autor

José V. R. Catalano, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando no programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Administração (2018) pela Universidade Paulista (UNIP).

Bruno Rossi Lorenzi, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorando no programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Ciências Sociais (2009), mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2012) e doutorado em Ciência Politica (2018) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

26-05-2023

Como Citar

RODRIGUES CATALANO, J. V.; ROSSI LORENZI, B. Sem Referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana e a armadilha do Duplo Clique. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 41, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i41.30761. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30761. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos