A ATUAL POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A ESCOLA E A CULTURA DO DESEMPENHO

Autores

  • Paolo Nosella

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7435

Resumo

O texto evidencia a conotação semântica implícita na expressão "cultura do desempenho" que invadiu nesses últimos 20 anos o âmbito das políticas educacionais. Ilustra que se trata de um retorno da tecnologia educacional que, em sua essência, mutila a dimensão humanista das práticas e dos estudos pedagógicos. A cultura do desempenho se impôs no espaço educativo pela onda das avaliações sistêmicas, dos incentivos por meio de provas e, premiações a partir da concepção meritocrática. Trata-se de uma cultura alheia ao espírito humanista da educação e desmistificadora da dialética educação e sociedade. A cultura do desempenho é a cultura explícita do mercado, que apresenta um conjunto de modelos estandardizados, consolidados e impostos aos educadores. Aos educadores compete reafirmar que a ciência da educação possui um estatuto científico próprio e autônomo, capaz de ensinar, educar e avaliar sua produção e, assim se contrapor a lógica do mercado.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

NOSELLA, P. A ATUAL POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A ESCOLA E A CULTURA DO DESEMPENHO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 37, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v12i16.7435. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7435. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Projeto Alfa III