A ATUAL POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A ESCOLA E A CULTURA DO DESEMPENHO

Auteurs-es

  • Paolo Nosella

DOI :

https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7435

Résumé

O texto evidencia a conotação semântica implícita na expressão "cultura do desempenho" que invadiu nesses últimos 20 anos o âmbito das políticas educacionais. Ilustra que se trata de um retorno da tecnologia educacional que, em sua essência, mutila a dimensão humanista das práticas e dos estudos pedagógicos. A cultura do desempenho se impôs no espaço educativo pela onda das avaliações sistêmicas, dos incentivos por meio de provas e, premiações a partir da concepção meritocrática. Trata-se de uma cultura alheia ao espírito humanista da educação e desmistificadora da dialética educação e sociedade. A cultura do desempenho é a cultura explícita do mercado, que apresenta um conjunto de modelos estandardizados, consolidados e impostos aos educadores. Aos educadores compete reafirmar que a ciência da educação possui um estatuto científico próprio e autônomo, capaz de ensinar, educar e avaliar sua produção e, assim se contrapor a lógica do mercado.

Téléchargements

Publié-e

01-01-2000

Comment citer

NOSELLA, P. A ATUAL POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A ESCOLA E A CULTURA DO DESEMPENHO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 37, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v12i16.7435. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7435. Acesso em: 16 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Projeto Alfa III