DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, TRABALHO E TRANSFERÊNCIAS DE RENDA NAS REGIÕES SUL E NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8993Palavras-chave:
Concentração de Renda. Regiões Sul e Norte. Programas de Transferência de Renda. TrabalhoResumo
O objetivo deste estudo é analisar o impacto das políticas sociais e de trabalho na distribuição de renda nas regiões Sul e Norte do Brasil, com base nos dados extraídos das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD), nas décadas de 1990 e 2000. Esta análise foi realizada através da metodologia de decomposição do índice de Gini, pela qual separa-se a influência das diferentes fontes de renda sobre a desigualdade. Mostra-se que a despeito da redução da participação do rendimento do trabalho na renda domiciliar, essa parcela da renda colaborou para a queda da desigualdade de renda no Brasil e nas regiões analisadas durante o período, beneficiada pela revitalização recente do mercado de trabalho. As outras rendas mantém pequena participação na renda dos domicílios, mas diferenciam-se pelos programas sociais recentes, resultando na redução da concentração de renda nos anos 2000. As rendas das aposentadorias e pensões aumentaram a sua participação na renda domiciliar nos espaços geográficos analisados e reduziram a desigualdade de renda no sul do país(e Paraná); no norte esse efeito é adverso após 2005 e no Brasil desde 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.