DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, TRABALHO E TRANSFERÊNCIAS DE RENDA NAS REGIÕES SUL E NORTE DO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8993Mots-clés :
Concentração de Renda. Regiões Sul e Norte. Programas de Transferência de Renda. TrabalhoRésumé
O objetivo deste estudo é analisar o impacto das políticas sociais e de trabalho na distribuição de renda nas regiões Sul e Norte do Brasil, com base nos dados extraídos das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD), nas décadas de 1990 e 2000. Esta análise foi realizada através da metodologia de decomposição do índice de Gini, pela qual separa-se a influência das diferentes fontes de renda sobre a desigualdade. Mostra-se que a despeito da redução da participação do rendimento do trabalho na renda domiciliar, essa parcela da renda colaborou para a queda da desigualdade de renda no Brasil e nas regiões analisadas durante o período, beneficiada pela revitalização recente do mercado de trabalho. As outras rendas mantém pequena participação na renda dos domicílios, mas diferenciam-se pelos programas sociais recentes, resultando na redução da concentração de renda nos anos 2000. As rendas das aposentadorias e pensões aumentaram a sua participação na renda domiciliar nos espaços geográficos analisados e reduziram a desigualdade de renda no sul do país(e Paraná); no norte esse efeito é adverso após 2005 e no Brasil desde 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.