FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: SINGULARIDADES EXPRESSAS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFRGS

Authors

  • Julian de Camargo Milone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarice Salete Traversini Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.22638
Supporting Agencies
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Licenciados. Formação docente. Inclusão escolar.

Abstract

O presente estudo objetiva analisar potencialidades e fragilidades da formação dos egressos da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes teóricas as noções de formação para a docência escolar e os processos de (in)exclusão na perspectiva da formação e exercício da docência. Para tanto, aplicou-se um questionário a licenciados das 15 licenciaturas da UFRGS, entre 2012/1 e 2016/2, totalizando 1655 egressos e obtendo-se o retorno de 29,8%. Os resultados mostram que, embora classifiquem de forma positiva a sua formação para a docência, avaliam como insuficiente a sua formação para a inclusão escolar e ressaltam a importância de mais atividades práticas durante a formação. Conclui-se que, ainda que sejam oferecidas poucas disciplinas destinadas ao estudo dos processos inclusivos, os egressos idealizam o seu curso como suficiente para a completude da sua formação docente.

 

Author Biographies

Julian de Camargo Milone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela UFRGS, Especialista em Gestão Educacional pela PUC-RS e Mestrando em Educação do PPG-EDU - UFRGS.

Clarice Salete Traversini, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Disciplinamento (GPED) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS/CNPq.

Published

27-05-2020

How to Cite

MILONE, J. de C.; TRAVERSINI, C. S. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: SINGULARIDADES EXPRESSAS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFRGS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 09, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.22638. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/22638. Acesso em: 10 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos