Dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete em Dois Vizinhos – PR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33802

Abstract

Este artigo é um recorte de uma investigação de Mestrado em Educação que teve como objetivo realizar uma análise das dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete - Dois Vizinhos- PR. Para isso, tornou-se necessário discutir e analisar a emergência histórica da Educação do Campo a partir dos Movimentos Sociais Populares do Campo no Brasil, a sua constituição como modalidade da Educação Básica do Campo, a legislação que a sustenta e as suas matrizes formativas. Também se fez necessário discorrer sobre as relações entre a Educação do Campo e a Agroecologia, considerando as matrizes produtivas da agricultura convencional e da agricultura camponesa de base agroecológica e as formas possíveis de se trabalhar os conteúdos agroecológicos nas escolas públicas no/do campo. Por fim, para analisar as dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete - Dois Vizinhos- PR, fez-se a implementação de uma sequência metodológica de pesquisa participante, em suas diferentes fases.

Author Biographies

Tamar Cristina Ludwig, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na  Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduação em História. Especialização Lato sensu em Educação do Campo pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação

Carlos Antonio Bonamigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Programa de Pós-Graduação em Educação.

Published

11-12-2024

How to Cite

LUDWIG, T. C.; BONAMIGO, C. A. Dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete em Dois Vizinhos – PR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.33802. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/33802. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Artigos