O trabalho das mulheres camponesas feirantes diante da conjuntura das feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União-SC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i45.35394

Abstract

Esta pesquisa, que é parte do processo de construção da dissertação de mestrado, tem como propósito analisar o trabalho das mulheres camponesas feirantes nas feiras dos municípios de União da Vitória-PR e Porto União-SC. Com base nas geografias feministas, buscamos compreender a interseção entre o sistema patriarcal capitalista e a inserção das mulheres nesses espaços, evidenciando sua ampla exploração para a sustentação desse modelo. Para compreender as dinâmicas de gênero nas feiras, é essencial considerar que, historicamente, as feiras desempenharam papéis fundamentais na ocupação, no crescimento e na consolidação de diversas cidades no Brasil e no mundo, incluindo os municípios em questão. Para atingir nosso objetivo, a pesquisa adota uma metodologia que envolve revisão bibliográfica, análise documental, visitas às feiras e a realização de 40 questionários quantitativos estruturados com mulheres e homens feirantes que se dispuseram a respondê-lo. Os resultados indicam que as feiras livres se configuram como espaços contra-hegemônicos de comercialização de alimentos mais frescos e saudáveis, com cadeias produtivas e comerciais reduzidas, beneficiando tanto as feirantes e os feirantes quanto as e os consumidores. A análise do trabalho das mulheres, eixo central deste artigo, revela que são as mulheres as responsáveis pela grande diversidade de produtos existentes nas feiras livres. No entanto, a participação feminina nas feiras permite sua inserção na esfera produtiva, ainda que sob a sobrecarga de múltiplas jornadas, acumulando responsabilidades tanto na feira quanto no ambiente.

Author Biography

Ana Maria Braciak Braciak, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão-PR.

Published

23-05-2025

How to Cite

BRACIAK, A. M. B. O trabalho das mulheres camponesas feirantes diante da conjuntura das feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União-SC. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 45, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i45.35394. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35394. Acesso em: 13 jun. 2025.

Issue

Section

Dossiê “Corpo, gênero e diversidade”