SAÚDE AMBIENTAL: ÍNDICES DE NITRATO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE POÇOS PROFUNDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8724Mots-clés :
Água, Nitrato, Saúde ambientalRésumé
Tal estudo quantitativo, de cunho exploratório, objetivou avaliar o índice de nitrato em águas subterrâneas de poços profundos no sudoeste do Paraná. Foram investigados os resultados de nitrato de trinta e quatro amostras de águas subterrâneas de poços artesianos, por meio de análises espectrofotométricas, realizadas em laboratório particular, no mês de setembro de 2010. Os resultados encontrados indicaram 32,35% das amostras com valores maiores que o permitido pela Legislação vigente, que estabelece um limite máximo de 10mg/L de nitrato em água potável, e a analise de probabilidade demonstrou uma chance de aproximadamente 50% da ocorrência futura, de níveis acima do permitido. O estudo aponta as principais causas de contaminação das águas subterrâneas, os problemas de saúde ambiental, gerados quando da ingestão desta água, além de sugestões para solucionar esta contaminação.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.