O CASAMENTO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E AS TESES PÓS-MODERNAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8732Keywords:
Ensino Religioso, Religião e Religiosidade, Religião e Pós-ModernidadeAbstract
O objetivo deste artigo é fundamentar a tese segundo a qual as variadas vertentes do pensamento pós-moderno, na medida em que recorrem em maior ou menor grau ao relativismo, contribuem para a legitimação do ensino religioso na escola pública e, num aspecto mais amplo, da religião no espaço público. O recurso metodológico para demonstrar a vinculação entre pensamento pós-moderno e ensino religioso é a análise na perspectiva do materialismo histórico e dialético das publicações produzidas com o fim de instrumentalizar os professores desta disciplina que, por força constitucional, é facultativa para os alunos e obrigatória para as escolas públicas de ensino fundamental. Tal análise tem por objeto o conteúdo de ensino, com a preocupação principal de destacar, quando explícito, e explicitar, quando implícito, o discurso de legitimação recorrente nos autores. O objeto de estudo “ensino religioso na escola pública” nos permite entender a articulação existente entre o pensamento pós-moderno, com seu espaço de hegemonia no âmbito das ciências humanas e contextualizado no cenário econômico neoliberal, e as pedagogias do “aprender a aprender”, atualmente hegemônicas no cenário educacional. Pretendemos contribuir para o debate jurídico acerca da laicidade, para o debate filosófico acerca do pós-modernismo e, sobretudo, para o debate acerca das teorias pedagógicas no âmbito dos fundamentos da educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.