O PASSADO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DA RELAÇÃO ENTRE DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Autores/as

  • Claudio Luiz Mangini Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Diane Belusso Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25197
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Sociedade de consumo, Designer, História do design, Desenvolvimento sustentável

Resumen

Este é um ensaio teórico apoiado em revisão de cunho histórico, sociológico e epistemológico, derivado de pesquisa de mestrado acadêmico, desenvolvida em programa de pós-graduação interdisciplinar em Sustentabilidade, cuja temática é a relação histórica entre o design e a sustentabilidade. Objetivou-se destacar pontos entre a modernidade, a pós-modernidade e a degradação ambiental e investigar o caráter da nova face do design voltado para sustentabilidade. Regata-se, ainda, um histórico resumido das relações entre as escolhas estéticas do design e a formação da sociedade moderna de consumo. Os resultados apontam as tendências dos pensadores do design, influenciados tanto pelas demandas da atividade industrial, como pelas discussões mundiais sobre a questão ambiental e discute as perspectivas contemporâneas dos profissionais de design.

Biografía del autor/a

Claudio Luiz Mangini, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), associado UEM/ IFPR. Desenhista Industrial. Docente do IFPR.

Diane Belusso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Geografia. Docente do IFPR. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), associado UEM/ IFPR

Publicado

16-12-2020

Cómo citar

MANGINI, C. L.; BELUSSO, D. O PASSADO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DA RELAÇÃO ENTRE DESIGN E SUSTENTABILIDADE. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 117, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.25197. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/25197. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos