GETERR, 20 anos: a construção de um grupo de pesquisa-ação-participativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31526

Resumen

Ao comemorar 20 anos, consideramos de alta relevância política refletir sobre a construção do Grupo de
Estudos Territoriais (GETERR) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, identificando os principais projetos realizados, as teorias, os métodos e os conceitos utilizados, bem como, tentando conhecer limites e avanços no que se refere à pesquisa, ao ensino de graduação e pós-graduação e à extensão universitária. A partir do esforço de realizar (na relação pesquisador-pesquisador e pesquisador-estudante) um trabalho horizontal, transparente e dialógico, um dos resultados verificados está justamente na íntima relação que tentamos efetivar, desde 2002, entre ensino-pesquisa-extensão, esta última, em certo período, entendida como uma concepção voltada para a cooperação com os sujeitos de cada projeto e, mais recentemente, como pesquisa-ação-participativa, conforme tentaremos demonstrar ao longo deste texto.

Biografía del autor/a

Marcos Aurélio Saquet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Líder do Grupo Geterr.

Publicado

26-07-2023

Cómo citar

SAQUET, M. A. GETERR, 20 anos: a construção de um grupo de pesquisa-ação-participativa. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31526. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31526. Acesso em: 28 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”