Resgatando memórias: O GETERR e nossas experiências na pesquisa, ensino e extensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31527

Resumen

 Neste artigo nós descrevemos uma síntese de nossa trajetória de inserção no Grupo de Estudos Territoriais (GETERR). A inserção neste grupo de estudos contribuiu de forma substancial para nossa formação qualitativa em termos de aprofundamento teórico e metodológico quanto ao conceito de território e sua vinculação com as práticas territoriais. Relatamos um pouco dessa trajetória apresentando nossa imersão nas ações de pesquisa, de ensino e de extensão universitária, cujo tripé consideramos fundamental para uma prática e uma práxis docente que busque ser ativa e transformadora da realidade que nos circunda. Além de elencarmos pontos/autores/eventos relacionados à nossa formação embasada numa boa fundamentação teórica para nossa atuação como pesquisador no âmbito do GETERR, também evidenciamos algumas atuações em projetos de ensino (de geografia com poesia) e de extensão: Projeto “Vida no Bairro”; e Projetos: “Resgatando saberes...” e “Resgate de um patrimônio cultural”.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos Flávio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professor Associado do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado e doutorado), Campus de Francisco Beltrão. Pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais – Geterr.

Publicado

26-07-2023

Cómo citar

FLÁVIO, L. C. Resgatando memórias: O GETERR e nossas experiências na pesquisa, ensino e extensão. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31527. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31527. Acesso em: 28 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”