O PAPEL DO PROFESSOR NA PROPOSTA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i23.10917Mots-clés :
Análise do Comportamento, Educação, Papel do ProfessorRésumé
O objetivo do presente artigo é apresentar aos interessados no assunto, numa linguagem científica e acessível, alguns elementos encontrados na literatura da área como importantes para entender o papel do professor identificado com a análise do comportamento aplicada à educação. As funções do professor mais conhecidas são: dirigir o planejamento e execução dos processos de ensino e de aprendizagem, executando uma série de procedimentos que se iniciam com a junção de conhecimentos acerca do repertório inicial dos seus alunos e culmina com a avaliação sistemática do processo, passando pela determinação dos objetivos intermediários e final; definição de conteúdos, materiais e procedimentos de ensino. O professor detém um papel muito importante, que é a responsabilidade pelo planejamento das contingências educativas, e a execução de funções com o auxílio de tecnologias de ensino de inspiração analítico-comportamental, ou pelo domínio de habilidades que permitem ensinar em consonância com os princípios e conceitos da análise do comportamento.
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