A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15880Resumo
Nos últimos anos, ampliaram-se os programas de formação continuada de professores, contudo, os índices que medem a aprendizagem da leitura e da escrita ainda mostram a baixa qualidade da educação. Tratar do problema da qualidade precária da alfabetização no país abrange a questão de em que medida a formação do professor implica os resultados dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, neste texto, temos o objetivo de discutir, a partir de referencial crítico, as metodologias de formação continuada clássicas e as denominadas em contexto, para apresentar seus potenciais e limites e relacionar à análise da metodologia proposta no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A partir de revisão teórico-bibliográfica e pesquisa em documentos do PNAIC, as análises mostram que o programa corresponde às metodologias clássicas de formação, realizadas pelo sistema de multiplicadores, estratégia que não considera as necessidades reais de formação nas escolas, mediante problematização e análise crítica da prática alfabetizadora.
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