O MERCADO COMO UM LUGAR SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DE BRAUDEL E GEERTZ PARA O ESTUDO SOCIOESPACIAL DE MERCADOS MUNICIPAIS E FEIRAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7610Résumé
Este artigo consiste numa breve apresentação de duas análises, uma histórica e outra antropológica, acerca da importância de mercados municipais e feiras para as relações humanas de sociabilidade. "o Jogo das Trocas" do historiador Fernand Braudel, "e Meaning Suq: the bazaar economy in Sefrou”, do O jogo das Trocas”, do historiador Fernand Braudel, e “Meaning Suq: the bazaar economy in Sefrou”, do antropólogo Clifford Geertz, são dois trabalhos de enorme relevância para a construção de uma teoria social que consiga compreender, a partir de um olhar interdisciplinar, mercados municipais e ferias como lugares, não apenas de compra e venda de mercadorias, mas também, e significativamente, de contato humano face-a-face, a ser analisado como um espaço público no qual relações de trocas não comerciais encontram-se associadas a produção de sentimentos de pertencimento comum, reciprocidade e identidade coletiva em seus frequentadores.
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