CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE PROFESSORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR, BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7612Résumé
A educação em saúde bucal no ambiente escolar é uma opção promissora para o processo de educação em saúde, devido à facilidade de aprendizagem por parte da população infantil. O objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos e práticas em saúde bucal de professores dos centros municipais de educação infantil de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Utilizou-se da metodologia estudo de caso, entrevistando-se 26 professoras de CMEIs do município com auxílio de um roteiro de questões. Os dados socioeconômicos e demográficos foram descritos quantitativamente e os dados qualitativos foram analisados a partir de analogias, comparando-se com a teoria e outros dados da literatura. Concluiu-se que as professoras possuem um conhecimento superficial sobre o tema saúde bucal, com inexpressiva prática sobre o tema em sala de aula. É necessário investir em formação/orientação dos profissionais de educação, sobre o tema saúde bucal, para que sintam segurança ao abordar esse assunto em sala de aula. Sugere-se que estes sejam ofertados em forma de programas educativos ministrados por cirurgiões dentistas. Aponta-se a necessidade da parceria dos profissionais de saúde para atuarem dentro da escola.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.