MENINAS MIGRANTES: A MIGRAÇÃO INFANTO-JUVENIL RURAL E SUA INSERÇÃO NO TRABALHO DOMÉSTICO URBANO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i22.9147Mots-clés :
gênero, geração, migrações rurais-urbanas, trabalho domésticoRésumé
O presente estudo se assenta sobre as dinâmicas de deslocamento populacional, também chamada de migrações internas do segmento infanto-juvenil. As dinâmicas do processo de deslocamento populacional sofrem influência de vários fatores, dentre eles a industrialização. A disponibilidade de serviços públicos e políticas sociais nas áreas mais dinâmicas também constituiriam fatores potencializadores do fenômeno. Diante deste cenário, são os jovens que estariam predispostos a migrar mais do que qualquer outro grupo etário, no entanto, devido à baixa qualificação, a oferta de força de trabalho consequente da migração à cidade é absorvida pelo serviço doméstico. Meninas pobres de regiões rurais deixam suas famílias para enfrentar o trabalho doméstico nos centros urbanos e, acreditam dessa forma, melhorar a qualidade de vida. Por considerar que esses sujeitos sociais são portadores de direitos, é que um desenvolvimento justo passa pelo apoderamento dos aparelhos de proteção social do Estado, este estudo tem a pretensão de refletir no atual cenário o segmento infanto-juvenil que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da contemporaneidade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.