O PAPEL DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DESENVOLVIDA PELA ATES NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL/RS.

Autores

  • João Silvano Zanon
  • Leandro Jesus Maciel de Menezes
  • Jesica Wendy Beltran Chasqui
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v8i2.11496
Agências de fomento
Capes e Fapergs

Resumo

A referida pesquisa trata de compreender como a assistência técnica auxilia os assentados de reforma agrária do município de São Gabriel /RS. Os camponeses assentados estão transformando seus sistemas produtivos convencionais para um sistema de base agroecológica e posteriormente, orgânico. Tal proposta de se produzir de forma orgânica se dá através de proposta política do próprio MST, do INCRA, e com a devida Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES). A produção de base agroecológica se amplia com o aumento do consumo de produtos orgânicos e de qualidade. Com a assistência técnica especializada dos técnicos da ATES, com a formação de cooperativas e associações comunitárias, fortalecendo cada vez mais a produção do arroz orgânico nos assentamentos estudados. Esta assistência técnica para com os assentados é responsabilidade da ATES, sendo que, em São Gabriel, esta possui caráter organizacional no processo produtivo. Para desenvolver a produção do arroz orgânico, os agricultores trabalham com as técnicas que desenvolvem atuando na lavoura durante a produção, e a ATES passa a orientar a assistência técnica durante o desenvolvimento dos sistemas produtivos dentro dos assentamentos.

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

ZANON, J. S.; MENEZES, L. J. M. de; CHASQUI, J. W. B.; WIZNIEWSKY, C. R. F. O PAPEL DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DESENVOLVIDA PELA ATES NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL/RS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.48075/geoq.v8i2.11496. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/11496. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos