ENSINAR OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS A LER MAPAS

Autores

  • Andresa Lourenço da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v8i2.11576

Resumo


O objetivo deste artigo foi ensinar os Licenciandos do Curso de Pedagogia como ler mapas cartograficamente elaborados. É relatada uma sequência didática de práticas cartográficas ministradas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Umuarama-PR. Constataram-se durante as aulas que os Licenciandos não tinham familiaridade nem domínio da linguagem cartográfica. Decerto, por uma formação cartográfica deficiente, cujos resultados são professores (em formação) que não sabem ler e interpretar mapas. Nesta direção, a sequência didática desenvolvida procurou oferecer subsídios que possam vir a auxiliar e consequentemente enriquecer o processo de formação docente (inicial e continuada). O percurso metodológico adotado neste artigo foi à pesquisa qualitativa, a qual envolveu levantamento bibliográfico, leituras e atividades cartográficas. Os resultados obtidos indicaram que os Licenciandos não conheciam os níveis de leitura de mapas, além de dúvidas sobre os elementos básicos deste produto. Com a execução desta atividade, os Licenciandos foram capazes de retirar do mapa os elementos fundamentais para a leitura das informações representadas, tornando-se um leitor crítico. Munidos destes conhecimentos, o Licenciando se sente seguro em trabalhar desde os anos iniciais os conceitos geográficos por meio da cartografia escolar.

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

SILVA, A. L. da. ENSINAR OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS A LER MAPAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.48075/geoq.v8i2.11576. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/11576. Acesso em: 18 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos