IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELOS RESÍDUOS LÍQUIDOS INDUSTRIAIS E DOMÉSTICOS NO RIO PARNAÍBA: SOB A ÓTICA DA POPULAÇÃO DO BAIRRO AREIAS EM TERESINA – PI

Autores

  • Tailson Francisco Soares da Silva
  • Francisco Gomes Ribeiro Filho
  • Andréa Lourdes Monteiro Scabello

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v10i1.13042
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Os impactos ambientais resultam das ações antrópicas no meio natural. Eles evidenciam a incapacidade do Estado em promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades e para a população em geral. Determinou-se como objetivo geral deste estudo: analisar como os resíduos líquidos industriais e domésticos contribuem com o processo de poluição do Rio Parnaíba. Para a realização da presente pesquisa, que se trata de um estudo de caso, buscou-se subsídios no método indutivo. O procedimento metodológico utilizado apoiou-se na pesquisa bibliográfica, no levantamento de dados com base em questionário e formulário e num quadro de observação local para coleta e análise dos mesmos. Os resultados encontrados indicaram que há inúmeros impactos ambientais na qualidade dos recursos hídricos da bacia do Rio Parnaíba, a exemplo do que foi observado no perímetro do bairro Areias, localizado em Teresina-PI. A cidade de Teresina precisa urgentemente de uma política coesa de destinação dos seus resíduos, um direcionamento correto das substâncias e gêneros amenizará os impactos ambientais decorrentes das atividades antrópicas nesse perímetro urbano.

Palavras-Chave: Impactos ambientais. Rio Parnaíba. Resíduos líquidos industriais. Resíduos domésticos.

Downloads

Publicado

22-07-2017

Como Citar

SILVA, T. F. S. da; FILHO, F. G. R.; SCABELLO, A. L. M. IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELOS RESÍDUOS LÍQUIDOS INDUSTRIAIS E DOMÉSTICOS NO RIO PARNAÍBA: SOB A ÓTICA DA POPULAÇÃO DO BAIRRO AREIAS EM TERESINA – PI. Geografia em Questão, [S. l.], v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/geoq.v10i1.13042. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/13042. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos