USO E COBERTURA DA TERRA EM FUNÇÃO DAS DECLIVIDADES DO TERRENO DA ÁREA DE CAPTAÇÃO DO RESERVATÓRIO ERNESTINA-RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v9i1.13382Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os usos e cobertura da terra em função das declividades do terreno na área de captação do reservatório Ernestina - RS. De forma complementar avaliou-se as Áreas de Preservação Permanente nas margens dos principais canais fluviais e nas encostas de morros, conforme o Código Florestal vigente. A área de estudo foi subdividida em setores que englobam os principais tributários do reservatório Ernestina para fins de avaliações comparativas entre os mesmos. Para as avaliações dos usos e cobertura da terra em função das declividades do terreno foi realizada a Álgebra de mapas, sendo as declividades associadas a classificações de escoamento superficial das águas pluviais e de formas de relevo. As áreas de preservação permanente nas margens dos rios e do reservatório Ernestina foram avaliadas em buffers seguindo as designações do Código Florestal. Os resultados demonstraram que o uso da terra na área de estudo é predominantemente agrícola sobre terrenos com declividades que caracterizam relevos suaves/ondulados a ondulados, sujeitos a escoamentos superficiais de lentos a rápidos. No entanto, entre nos setores avaliados ocorrem variações de declividades, que provavelmente influenciaram para maior ou menor exploração das terras pela agricultura temporária, inclusive em áreas de preservação permanente.Downloads
Publicado
26-04-2016
Como Citar
GROSS, J. A.; DOS SANTOS, F. C.; FILHO, W. P. USO E COBERTURA DA TERRA EM FUNÇÃO DAS DECLIVIDADES DO TERRENO DA ÁREA DE CAPTAÇÃO DO RESERVATÓRIO ERNESTINA-RS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/geoq.v9i1.13382. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/13382. Acesso em: 1 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.