O PERTENCIMENTO E O LUGAR: UM ESTUDO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CUIDADORES DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS.

Autores

  • Letícia Franco de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i1.19937

Palavras-chave:

ILPI, Representação Social, Lugar, Cuidador

Resumo


As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) são locais coletivos que acolhem idosos que necessitam de moradia e cuidado em longo prazo. Neste sentido, este estudo teve, como objetivo, analisar as representações sociais do lugar de uma instituição de longa permanência nas perspectivas dos cuidadores de idosos. Partindo de uma abordagem de natureza qualitativa, foram realizadas oito entrevistas com cuidadores de uma instituição de longa permanência em um município do interior do estado de Minas Gerais. Como método de analise dos dados, foi utilizada no âmbito deste trabalho, a análise de conteúdo.  Através da análise das entrevistas pode-se verificar que a percepção do lugar (ILPI) para cada cuidador é subjetiva.  Neste sentido,  suas vivencias, pertencimentos, experiências e simbolismos vão de acordo com as suas emoções e interações com o espaço da instituição.

Biografia do Autor

Letícia Franco de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Geografia pela FACIP/UFU. Graduada em Licenciatura e bacharelado em Geografia FACIP/UFU.Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). 

Downloads

Publicado

06-04-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. F.; ENOQUE, A. G. O PERTENCIMENTO E O LUGAR: UM ESTUDO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CUIDADORES DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i1.19937. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/19937. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos