A TEMPORALIDADE DOS OBJETOS TÉCNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O BAIRRO VILA INDUSTRIAL EM CAMPINAS E SUA RELAÇÃO COM AS FERROVIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Thamires Cristine Corrêa Docente na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT)
  • Francisco de Assis Gonçalves Junior Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0000-0002-5840-4548

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.20246
Agências de fomento

Palavras-chave:

Vila Industrial, ferrovia, objeto técnico

Resumo

A organização espacial de uma cidade, quando considerada como resultado da acumulação desigual de diferentes temporalidades, torna-se passível de ser analisada a partir das técnicas de produção utilizadas em diferentes períodos da história. A técnica, utilizada em determinado contexto histórico, acaba por se materializar no espaço através dos objetos técnicos, cada qual concebido para desempenhar funções específicas em meio a demanda econômica e social de cada período. A questão é que muitos destes objetos técnicos podem se tornar obsoletos pelo avanço de novas técnicas. Estas rupturas temporais são as principais responsáveis pelas políticas de reorganização, renovação ou reestruturação espacial das cidades. Sendo assim, considerando os conceitos de técnica, objeto técnico, totalidade, forma, função e rugosidade, presentes na obra de Milton Santos, buscou-se analisar neste artigo as funções originais dos antigos objetos ou sistemas técnicos, mais precisamente, derivados da profusão de ferrovias no Estado de São Paulo entre o final do século XIX e início do século XX, e que se fizeram presentes no bairro Vila Industrial, assim como as possíveis alterações funcionais delegadas a estes antigos objetos através de novas demandas urbanas.

Biografia do Autor

Thamires Cristine Corrêa, Docente na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Pontificia Universidade Católica de Campinas - (PUC-Campinas). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Docente efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Francisco de Assis Gonçalves Junior, Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

CORRÊA, T. C.; GONÇALVES JUNIOR, F. de A. A TEMPORALIDADE DOS OBJETOS TÉCNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O BAIRRO VILA INDUSTRIAL EM CAMPINAS E SUA RELAÇÃO COM AS FERROVIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.20246. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/20246. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos